Para ser grande, sê inteiro

Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive.
- Ricardo Reis

1 de julho de 2010

Ouvir e Escutar... Ver e Reparar.

Tu ouves mas não escutas. Tu vês mas não reparas.
No outro dia menti-te. Tiveste ouvidos para ouvir, mas não tiveste olhos para reparar, que era tudo mentira.
Dizes que me amas. Gostava de ter um detector de mentiras para poder dizer o quão mentira isso é. Na verdade, nem preciso dele. Basta saber que é mentira e, de imediato, apetece-me bater-te. Como namorado, falhas redondamente. Já tive amigos mais atenciosos que tu. Todos os dias vou para casa e penso que tu não me mereces. Eu devia acabar contigo, como tu acabas esses cigarros, que te dão tanto prazer. Vês o que te convém. Não finjas. Eu vejo os teus "ciumes", são tão fingidos. Como actor falhas redondamente. O teu talento é inexistente. Até eu sou melhor actriz do que tu. Quando te vejo ao longe penso "É hoje que isto acaba!", mas quando tu falas comigo... Tudo o que consigo fazer é fingir. Finjo um sorriso, finjo uma conversa de saudade e finjo um amo-te. Sinto-me tão mal quando finjo o carinho e o amor. Sinto-me falsa e superficial. O amor e suposto ser sentido e não fingido.
Penso bem e estamos os dois a fingir algo que não existe. Estamos no meio de uma relação inexistente. Se alguma vez "isto" acabar, ambos vamos fingir remorsos e tristeza. Vamos fingir um coração partido.
Os meu desejos, tu não os concretizaste. Nem chegaste a descobri-los. Queria inspirar-te. Queria que um dia assumisses o que realmente sentes. Queria ser beijada a meio de uma palavra. Queria ser amada, conquistada e abraçada.
Agora, depois de tanta coisa fingida, nenhum destes desejos se realizou. Já percebi que não vais ser tu a concretizá-los por isso, mais vale seguir em frente e esquecer todos os sentimentos fingidos, que agora são inúteis. Vamos acabar com a falsidade. Vamos arrumar estes momentos partilhados, no canto mais secreto da nossa mente e vamos dar espaço a algo maravilhoso que está para vir.
Desta vez vamos escutar em vez de ouvir e vamos reparar em vez de ver.

1 comentário:

Margarida disse...

Nós viemos ao mundo para fazermos escolhas, mas a mentira está infiltrada no nosso sangue.

Liberta-te, vive, olha o céu da maneira que só tu sabes olhar!
Escuta em vez de ouvir, repara em vez de ver.
Belo texto <3